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ReCAP: Orientação para a Inclusão - Curso Geral

Cód. RECAP_OI_CG
CategoriaPreferencial APCategoriaOrientação para a Inclusão
Curso catálogo SIADAP: destinado a todos os trabalhadores em funções públicas, independentemente da carreira.
  • Duração: 7 horas
  • Esforço: 7 horas
  • Ritmo: Ao ritmo do estudante
  • Idiomas: Português
  • 106 já inscritos!
imagem de capa do curso
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O que vai aprender

Objetivo geral:

Desenvolver nos trabalhadores da Administração Pública a competência Transversal Funcional Orientação para a Inclusão, capacitando-os para reconhecer a importância da diversidade, da equidade e da acessibilidade nos serviços públicos e para compreender e aplicar, de forma consciente, comportamentos que promovam serviços, contextos de trabalho e soluções mais justos, acessíveis e inclusivos para todas as pessoas.

Objetivos de Aprendizagem:

  • Identificar os principais benefícios e responsabilidades associados à aprendizagem ao longo da vida na Administração Pública;
  • Descrever a organização das 20 competências do ReCAP, distinguindo as competências nucleares das funcionais;
  • Reconhecer o papel do ReCAP na formação e nas diferentes fases do ciclo de gestão do desempenho;
  • Identificar a relevância da diversidade e da inclusão no contexto da Administração Pública, relacionando-as com a qualidade e a justiça do serviço público.
  • Descrever o que caracteriza uma atitude inclusiva em contexto de serviço público, com base em exemplos concretos.
  • Reconhecer os principais elementos de um ambiente de trabalho inclusivo, explicando de que forma estes contribuem para o bem-estar e a colaboração entre colegas.
  • Explicar os requisitos básicos para garantir acessibilidade e usabilidade equitativas nos serviços públicos, em suportes físicos e digitais.

Descrição

Este é um curso do Catálogo SIADAP. Verifique se esta competência foi selecionada para ser objeto da sua formação, no período avaliativo e no âmbito do SIADAP 3.

A conclusão deste curso com certificação permite majorar a classificação da competência nos termos do SIADAP 3, se a Orientação para a Inclusão for selecionada para formação e esta for realizada no respetivo período avaliativo (relativamente aos trabalhadores a quem se aplica a Lei n.º 66-B/2007, de 28 de dezembro, na sua redação atual).

Trata-se de um Curso Geral da Competência Transversal Funcional e destina-se preferencialmente a trabalhadores em funções públicas.

Formato

Esta formação está estruturada em cinco módulos, organizados de forma sequencial. 

Assista a vídeos curtos e complete as atividades, enquanto pensa sobre o que já faz bem e sobre o que pode melhorar.

No módulo cinco, é o momento de consolidar as aprendizagens adquiridas respondendo, para o efeito, a um questionário de avaliação. 

A formação é realizada de forma individual, ao seu ritmo, podendo rever as atividades sempre que entender necessário.

Pré-requisitos

1) Recomenda-se aos/às trabalhadores/as da AP com email institucional que o associem à conta NAU, sendo possível a inscrição independente do email associado.

2) É obrigatório registar o NIF na conta NAU para efetuar a inscrição, manualmente nos detalhes da conta ou associando o Cartão do Cidadão.

3) É obrigatório associar o Cartão do Cidadão à conta NAU para emissão do certificado.

Notas: A associação do Cartão do Cidadão à conta NAU é realizada através da Chave Móvel Digital, cujas instruções são divulgadas quer na introdução do curso quer nesta plataforma, em Informações Úteis.

Não são exigidos pré-requisitos de conhecimentos técnicos para frequentar este curso.

Avaliação e certificação

Para obter a certificação, o formando deve atingir uma classificação mínima de 50% na avaliação final do curso.

Plano de curso

Módulo 1 - Boas-vindas
Explore a informação útil, como as condições de certificação, saiba como irá aprender com autonomia e confiança ao longo deste curso e responda a um inquérito de caracterização.

Módulo 2 – ReCAP
Conheça a lógica e a finalidade do Referencial de Competências para a Administração Pública (ReCAP), nomeadamente ao nível da formação e da avaliação de desempenho, explore as quatro competências nucleares, que convidam à reflexão sobre atitudes, valores e desafios quotidianos, e reconheça a importância do desenvolvimento das competências na aprendizagem ao longo da vida.
No final do módulo descarregue um Plano de Desenvolvimento Profissional (PDP), para sistematizar o que aprendeu e os seus compromissos para a melhoria contínua.

Módulo 3 – Compreensão da Competência
Desenvolva a compreensão geral da competência e como esta influência o serviço público. Reflita acerca da sua relevância no desenvolvimento das suas funções e identifique as atitudes relevantes para a demonstrar no seu desempenho.

Módulo 4 – Componentes da Competência
Identifique as três componentes desta competência, compreenda a relação entre elas e reflita sobre a sua aplicabilidade no contexto das suas funções na Administração Pública.

Módulo 5 – Conclusão
Valide as aprendizagens realizadas num momento avaliativo, descarregue o certificado e conheça os próximos passos para continuar o seu desenvolvimento profissional e saiba como.
Verifique o preenchimento do seu PDP, complete de acordo com as aprendizagens realizadas e estabeleça os seus compromissos.

Este curso faz parte de um programa

ReCAP - SIADAP

Explore nesta página a oferta do Catálogo INA próprio para o efeito da avaliação de competências, no âmbito do SIADAP 3, conforme previsto no n.º 5 do artigo 48º da Lei SIADAP. Esta formação é gratuita e aberta a todos os trabalhadores, decorre a distância, de forma assíncrona, no horário e datas mais adequadas para cada formando e entidade, devendo ser realizada no período avaliativo em que a formação na competência for selecionada.

Organizações

INA – Instituto Nacional de Administração, I.P

Equipa do curso

Sara Midões

SHL Portugal – (colaboração nos conteúdos ReCAP)

Equipa ReCAP INA, I.P.

Conceção e realização multimédia

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Curso financiado por

Plano de Recuperação e Resiliência

Investimento TD-C19-i07: Capacitação da AP – formação de trabalhadores e gestão do futuro.

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