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ReCAP: Orientação para a Mudança e Inovação – SOLUÇÕES 5

Cód. RECAP_OMI_UFC_S5
CategoriaPreferencial APCategoriaOrientação para a Mudança e Inovação
Simule, através de cenários práticos, como liderar a implementação de novas soluções alinhadas estrategicamente.
  • Duração: 1 hora
  • Esforço: 1 hora
  • Ritmo: Ao ritmo do estudante
  • Idiomas: NA
imagem de capa do curso
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O que vai aprender

Objetivos gerais da Unidade Formativa Comportamental:

  • Reconhecer comportamentos que demonstram abertura à mudança, à aprendizagem contínua e à experimentação de novas abordagens no contexto da Administração Pública.
  • Demonstrar atitudes de melhoria e inovação no desempenho das suas funções, contribuindo para respostas mais eficazes e ajustadas aos desafios profissionais.
  • Aplicar soluções novas que tragam valor ao serviço, à equipa ou aos cidadãos.

Descrição

Esta Unidade Formativa, de curta duração, centra-se no seguinte comportamento específico da competência Orientação para a Mudança e Inovação:
Lidera o desenvolvimento e a implementação de novas soluções, considerando riscos, benefícios e garantindo o alinhamento estratégico.

Este é o comportamento de nível 5 da componente Soluções desta competência, conforme descrito no Referencial de Competências da Administração Púbica (ReCAP).

Por esse facto, esta Unidade Formativa é identificada na plataforma como: ReCAP: Orientação para a Mudança e Inovação – SOLUÇÕES 5.

Pode realizar de forma livre, num percurso personalizado, as Unidades Formativas que entender adequadas à sua formação e desenvolvimento.

Nota: no período avaliativo, no âmbito do SIADAP 3, em que esta competência for selecionada para ser objeto de formação, deve realizar o curso do catálogo INA/SIADAP.

Consulte a página do Programa “Catálogo SIADAP” nesta plataforma para obter mais informação.

Formato

Esta Unidade Formativa está estruturada em três módulos, organizados de forma sequencial e centrados na experimentação prática de um comportamento específico da competência “Orientação para a Mudança e Inovação”.

Através de vídeos, textos, e um cenário interativo, identifique práticas alinhadas com o interesse público e saiba como atuar em conformidade.

A formação é realizada de forma individual, ao seu ritmo, podendo rever as atividades sempre que entender necessário.

Pré-requisitos

1) Recomenda-se aos/às trabalhadores/as da AP com email institucional que o associem à conta NAU, sendo possível a inscrição independente do email associado.

2) É obrigatório registar o NIF na conta NAU para efetuar a inscrição, manualmente nos detalhes da conta ou associando o Cartão do Cidadão.

3) É obrigatório associar o Cartão do Cidadão à conta NAU para emissão do certificado.

Notas: A associação do Cartão do Cidadão à conta NAU é realizada através da Chave Móvel Digital, cujas instruções são divulgadas quer na introdução do curso quer nesta plataforma, em Informações Úteis.

Apesar desta Unidade Formativa não ter pré-requisitos, aconselha-se a realização prévia da Unidade Formativa de Enquadramento (UFE) da competência “Orientação para a Mudança e Inovação” adequada à sua carreira. A UFE fornece a base teórica e reflexiva sobre a competência, permitindo que, nesta UFC, possa avançar para a aplicação prática de um dos comportamentos em contexto simulado.

Avaliação e certificação

Para obter a certificação, o formando deve atingir uma classificação mínima de 50% na avaliação final.

Plano de curso

Módulo 1 - Boas-vindas
Descubra o objetivo desta formação, a importância da competência para o seu desempenho, dicas de navegação na plataforma e como pode obter o certificado de conclusão.

Módulo 2 – Laboratório Comportamental
Explore situações e desafios práticos, ao longo de três etapas principais:
• Observação de uma história, que lhe permite compreender o significado da colaboração no contexto do serviço público.
• Aplicação prática, através da exploração de um cenário interativo, em que é convidado a “vestir a pele” da personagem principal e refletir sobre as consequências das suas decisões.
• Reflexão e Sistematização, momento de reflexão sobre o comportamento em causa.

Módulo 3 - Conclusão
Avalie as aprendizagens adquiridas ao longo do curso e conheça os próximos passos para continuar o seu desenvolvimento profissional.

Organizações

INA – Instituto Nacional de Administração, I.P

Equipa do curso

Sofia Sinis Esteves

Conceção e realização multimédia

Curso financiado por

Plano de Recuperação e Resiliência

Investimento TD-C19-i07: Capacitação da AP – formação de trabalhadores e gestão do futuro.

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