Catálogo SIADAP
O Referencial de Competências para a Administração Pública (ReCAP), aprovado pela Portaria n.º 214/2024/1, define um quadro comum de competências comportamentais para a Administração Pública, abrangendo 16 competências transversais a todos os trabalhadores.
Este referencial assegura uma base estratégica integrada para a gestão dos recursos humanos, sustentando processos como a avaliação do desempenho e a formação. No âmbito do SIADAP 3, a avaliação de competências decorre diretamente do ReCAP e da sua regulamentação (Portaria n.º 236/2024/1), assegurando a uniformidade dos critérios e a consistência nos processos de desenvolvimento profissional dos trabalhadores.
Das 16 competências transversais aplicáveis a todos os trabalhadores em funções públicas, estão disponíveis 4 competências transversais nucleares e 12 competências transversais funcionais.
Competências Transversais Nucleares
- Orientação para o Serviço Público
- Orientação para a Colaboração
- Orientação para os Resultados
- Orientação para a Mudança e Inovação
Nestas competências, estão disponíveis 3 cursos por competência, 1 para cada grau de complexidade funcional das carreiras (Grau 1 / Assistente Operacional, Grau 2 / Assistente Técnico e Grau 3 / Técnico Superior).
Competências Transversais Funcionais
- Comunicação
- Coordenação de Equipas
- Iniciativa
- Inteligência Emocional
- Organização, Planeamento e Gestão de Projeto
- Orientação para a Participação
- Orientação para a Segurança
- Orientação para a Inclusão
- Análise Crítica e Resolução de Problemas
- Tomada de Decisão
- Gestão do Conhecimento
- Negociação e Influência
Durante o mês de novembro serão disponibilizadas as 12 competências transversais funcionais.
Enquanto a formação nas competências transversais nucleares foram desenvolvidas especificamente por carreira e grau de complexidade funcional, estes cursos gerais têm como destinatários todos os trabalhadores em funções públicas, independentemente da carreira, categoria ou grau de complexidade funcional.
A segmentação por carreira e nível de complexidade funcional, à semelhança do modelo adotado para as competências transversais nucleares, será disponibilizada no próximo ano.
Inscrição e Certificação
O trabalhador deve inscrever-se nesta plataforma, na ligação disponível do respetivo curso abaixo, realizar a formação, descarregar o seu certificado e entregá-lo conforme instruções da entidade onde é avaliado.
O certificado de conclusão, com aproveitamento, permite a majoração da classificação da competência, no âmbito do SIADAP 3, conforme previsto na Lei.