Objetivo geral:
Desenvolver nos profissionais da Administração Pública a competência transversal nuclear de Orientação para a Colaboração, promovendo a capacidade de mobilizar equipas e redes colaborativas, incentivar um clima organizacional de bem-estar e alinhar esforços em torno de objetivos estratégicos comuns, com impacto no valor público gerado.
Objetivos de Aprendizagem:
Esta Unidade Formativa de Enquadramento da competência Orientação para a Colaboração propõe uma análise crítica sobre o impacto das suas relações profissionais e estratégias colaborativas na eficácia e inovação do serviço público.
A partir do desenvolvimento da competência “Orientação para a Colaboração”, será convidado a refletir sobre o papel das redes, equipas e dinâmicas organizacionais colaborativas, e sobre como pode contribuir para gerar valor público, promovendo um clima de bem-estar, confiança mútua e objetivos partilhados.
Será desafiado a explorar como esta competência se manifesta no seu dia a dia, a identificar oportunidades de melhoria e a mobilizar práticas colaborativas sustentáveis, com impacto estratégico.
É o primeiro passo para demonstrar o seu compromisso com uma Administração Pública mais interligada, inclusiva e orientada para resultados coletivos.
Esta é uma Unidade Formativa de Enquadramento de nível 3; por esse facto, é identificada na plataforma como: ReCAP: Orientação Colaboração, Enquadramento Nível 3
A Unidade Formativa de Enquadramento está estruturada em quatro módulos, organizados de forma sequencial. Com atividades de autorreflexão, vídeos curtos e exercícios interativos, será desafiado a reforçar o seu alinhamento com os princípios e os padrões éticos exigidos no desempenho de funções públicas.
No final do curso, poderá consolidar as aprendizagens adquiridas e avaliar o seu progresso. Tudo isto num ambiente digital flexível, que respeita o seu ritmo e promove a autonomia na aprendizagem.
Não são exigidos pré-requisitos de conhecimentos técnicos para frequentar esta Unidade Formativa de Enquadramento.
Destina-se a trabalhadores em funções públicas e é aconselhada a trabalhadores da carreira de Técnico Superior (grau 3 de complexidade funcional), uma vez que é uma Unidade Formativa de nível 3.
Para obter a certificação, o formando deve atingir uma classificação mínima de 50% na avaliação final.
Álvaro Cidrais
Plano de Recuperação e Resiliência
Investimento TD-C19-i07: Capacitação da AP – formação de trabalhadores e gestão do futuro.