Objetivos gerais da Unidade Formativa Comportamental:
Reconhecer a importância de comportamentos que promovem um serviço público de qualidade;
Analisar o impacto das próprias ações no desempenho profissional e na qualidade do serviço prestado.
Esta Unidade Formativa, de curta duração, centra-se no seguinte comportamento específico da competência Orientação para o Serviço Público:
Mostra-se atento e respeitador do outro no exercício da sua atividade, garantindo o interesse público.
Este é o comportamento de nível 1 da componente Conduta Pessoal desta competência, conforme descrito no Referencial de Competências da Administração Púbica (ReCAP).
Por esse facto, esta Unidade Formativa é identificada na plataforma como: ReCAP: Orientação para o Serviço Público – CONDUTA PESSOAL 1.
Pode realizar de forma livre, num percurso personalizado, as Unidades Formativas que entender adequadas à sua formação e desenvolvimento.
Nota: no período avaliativo, no âmbito do SIADAP 3, em que esta competência for selecionada para ser objeto de formação, deve realizar o curso do Catálogo INA-SIADAP. Consulte a página do Programa “Catálogo SIADAP” nesta plataforma para obter mais informação.
Esta Unidade Formativa está estruturada em três módulos, organizados de forma sequencial e centrados na experimentação prática de um comportamento específico da competência “Orientação para o Serviço Público”.
Através de vídeos, textos, e um cenário interativo, mostre-se atento e respeitador do outro no exercício da sua atividade, garantindo o interesse público.
A formação é realizada de forma individual, ao seu ritmo, podendo rever as atividades sempre que entender necessário.
Apesar desta Unidade Formativa não ter pré-requisitos, aconselha-se a realização prévia da Unidade Formativa de Enquadramento (UFE) da competência “Orientação para o Serviço Público” adequada à sua carreira. A UFE fornece a base teórica e reflexiva sobre a competência, permitindo que, nesta UFC, possa avançar para a aplicação prática de um dos comportamentos em contexto simulado.
Para obter a certificação, o formando deve atingir uma classificação mínima de 50% na avaliação final.
A Orientação para o Serviço Público é uma competência nuclear transversal e define-se como: Atuar de acordo com os valores e princípios éticos, revelando compromisso com a missão do serviço público e contribuindo, pelo seu exemplo e conduta pessoal, para incrementar a confiança e reforçar a imagem de uma Administração Pública (AP) ao serviço do interesse coletivo. Esta competência aplica-se a todos os trabalhadores em funções públicas, independentemente da sua carreira ou função, e assenta em três componentes fundamentais: Ética e valores, Compromisso e Conduta pessoal.