O objetivo geral desta Unidade Formativa de Enquadramento:
Reconhecer a importância de comportamentos que promovam um serviço público de qualidade.
Analisar o impacto das próprias ações no desempenho profissional e na qualidade do serviço prestado.
Esta Unidade Formativa, de curta duração, centra-se no seguinte comportamento específico da competência Orientação para o Serviço Público:
Gere as atividades de equipas, unidade(s) orgânica(s) ou entidade, garantindo um padrão de conduta organizacional consistente com a missão da AP.
Este é o comportamento de nível 5 da componente Conduta Pessoal desta competência, conforme descrito no Referencial de Competências da Administração Púbica (ReCAP).
Por esse facto, esta Unidade Formativa é identificada na plataforma como: ReCAP: Orientação para o Serviço Público – CONDUTA PESSOAL 5.
Pode realizar de forma livre, num percurso personalizado, as Unidades Formativas que entender adequadas à sua formação e desenvolvimento.
Nota: no período avaliativo, no âmbito do SIADAP 3, em que esta competência for selecionada para ser objeto de formação, deve realizar o curso do catálogo INA-SIADAP. Consulte a página do Programa “Catálogo SIADAP” nesta plataforma para obter mais informação.
Esta Unidade Formativa Comportamental está estruturada em três módulos de aprendizagem, organizados de forma sequencial e centrados na experimentação do comportamento específico da competência “Orientação para o Serviço Público”.
Ao longo do percurso, será convidado a observar uma situação típica do contexto profissional, aplicar o comportamento em cenário simulado e refletir criticamente sobre como gerir as atividades de equipas, unidade(s) orgânica(s) ou entidade, garantindo um padrão de conduta organizacional consistente com a missão da AP. Este formato permite-lhe tomar consciência da forma como mobiliza os seus conhecimentos, capacidades e atitudes no exercício das suas funções.
Tudo isto num ambiente digital seguro, flexível e orientado para a ação, que promove a autorregulação e o desenvolvimento contínuo.
1) Recomenda-se aos/às trabalhadores/as da AP com email institucional que o associem à conta NAU, sendo possível a inscrição independente do email associado.
2) É obrigatório registar o NIF na conta NAU para efetuar a inscrição, manualmente nos detalhes da conta ou associando o Cartão do Cidadão.
3) É obrigatório associar o Cartão do Cidadão à conta NAU para emissão do certificado.
Notas: A associação do Cartão do Cidadão à conta NAU é realizada através da Chave Móvel Digital, cujas instruções são partilhadas no fim do curso.
Apesar desta Unidade Formativa não ter pré-requisitos, aconselha-se a realização prévia da Unidade Formativa de Enquadramento (UFE) da competência “Orientação para o Serviço Público” adequada à sua carreira. A UFE fornece a base teórica e reflexiva sobre a competência, permitindo que, nesta UFC, possa avançar para a aplicação prática de um dos comportamentos em contexto simulado.
Para obter a certificação, o formando deve atingir uma classificação mínima de 50% na avaliação final.
A Orientação para o Serviço Público é uma competência nuclear transversal e define-se como: Atuar de acordo com os valores e princípios éticos, revelando compromisso com a missão do serviço público e contribuindo, pelo seu exemplo e conduta pessoal, para incrementar a confiança e reforçar a imagem de uma Administração Pública (AP) ao serviço do interesse coletivo. Esta competência aplica-se a todos os trabalhadores em funções públicas, independentemente da sua carreira ou função, e assenta em três componentes fundamentais: Ética e valores, Compromisso e Conduta pessoal.