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ReCAP: Orientação para o Serviço Público - ÉTICA E VALORES 5

Cód. RECAP_OSP_UFC_EV5
CategoriaPreferencial APCategoriaOrientação para o Serviço Público
Explore dilemas, decisões e consequências e compreenda como operacionalizar, diariamente, as normas e procedimentos que garantem padrões elevados de conduta ética na Organização.
  • Duração: 1 hora
  • Esforço: 1 hora
  • Ritmo: Ao ritmo do estudante
  • Idiomas: Português
  • 76 já inscritos!
imagem de capa do curso
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O que vai aprender

Objetivos gerais da Unidade Formativa Comportamental:  

  • Reconhecer a importância de comportamentos que promovem um serviço público de qualidade;  

  • Analisar o impacto das próprias ações no desempenho profissional e na qualidade do serviço prestado.

Descrição

Esta Unidade Formativa de curta duração centra-se no seguinte comportamento específico da competência Orientação para o Serviço Público:  

Define e ou assegura as normas e os procedimentos para garantir padrões elevados de conduta ética na Organização, consistentes com os princípios e valores da AP.  

Este é o comportamento de nível 5 da componente Ética e Valores desta competência, conforme descrito no Referencial de Competências da Administração Púbica (ReCAP). 

Por esse facto, esta Unidade Formativa é identificada na plataforma como: ReCAP: Orientação para o Serviço Público - Ética e Valores 5. 

Pode realizar de forma livre, num percurso personalizado, as Unidades Formativas que entender adequadas à sua formação e desenvolvimento. 

Nota: no período avaliativo, no âmbito do SIADAP 3, em que esta competência for selecionada para ser objeto de formação, deve realizar o curso do Catálogo INA-SIADAP. Consulte a página doPrograma “Catálogo SIADAP” nesta plataforma para obter mais informação.

Formato

Esta Unidade Formativa está estruturada em três módulos de aprendizagem, organizados de forma sequencial e centrados na experimentação prática de um comportamento específico da competência “Orientação para o Serviço Público”.  

Ao longo do percurso, será convidado a observar uma situação típica do contexto profissional, aplicar o comportamento em cenário simulado e refletir criticamente sobre como define e ou assegura as normas e os procedimentos para garantir padrões elevados de conduta ética na Organização, consistentes com os princípios e valores da AP. Este formato permite-lhe tomar consciência da forma como mobiliza os seus conhecimentos, capacidades e atitudes no exercício das suas funções.  

A formação é realizada de forma individual, ao seu ritmo, podendo rever as atividades sempre que necessário.

Pré-requisitos

1) Recomenda-se aos/às trabalhadores/as da AP com email institucional que o associem à conta NAU, sendo possível a inscrição independente do email associado.

2) É obrigatório registar o NIF na conta NAU para efetuar a inscrição, manualmente nos detalhes da conta ou associando o Cartão do Cidadão.

3) É obrigatório associar o Cartão do Cidadão à conta NAU para emissão do certificado.

Notas: A associação do Cartão do Cidadão à conta NAU é realizada através da Chave Móvel Digital, cujas instruções são partilhadas no fim do curso.

Apesar desta Unidade Formativa não ter pré-requisitos, aconselha-se a realização prévia da Unidade Formativa de Enquadramento (UFE) da competência “Orientação para o Serviço Público” adequada à sua carreira. A UFE fornece a base teórica e reflexiva sobre a competência, permitindo que, nesta UFC, possa avançar para a aplicação prática de um dos comportamentos em contexto simulado.

Avaliação e certificação

Para obter a certificação, o formando deve atingir uma classificação mínima de 50% na avaliação final.

Plano de curso

Módulo 1 - Boas-vindas 
Descubra o objetivo desta formação, a importância da competência para o seu desempenho, dicas de navegação na plataforma e como pode obter o certificado de conclusão. 

Módulo 2 – Laboratório Comportamental 
Explore situações e desafios práticos, ao longo de três etapas principais: observação de uma história, que lhe permite compreender o significado da Ética e Valores no serviço público, aplicação prática, através da exploração de um cenário interativo, em que é convidado a “vestir a pele” da personagem principal e refletir sobre as consequências das suas decisões e reflexão e Sistematização, momento de reflexão sobre o comportamento em causa. 

Módulo 3 - Conclusão 
Avalie as aprendizagens adquiridas ao longo do curso e conheça os próximos passos para continuar o seu desenvolvimento profissional.

Este curso faz parte de um programa

ReCAP: Orientação para o Serviço Público

A Orientação para o Serviço Público é uma competência nuclear transversal e define-se como: Atuar de acordo com os valores e princípios éticos, revelando compromisso com a missão do serviço público e contribuindo, pelo seu exemplo e conduta pessoal, para incrementar a confiança e reforçar a imagem de uma Administração Pública (AP) ao serviço do interesse coletivo. Esta competência aplica-se a todos os trabalhadores em funções públicas, independentemente da sua carreira ou função, e assenta em três componentes fundamentais: Ética e valores, Compromisso e Conduta pessoal.

Organizações

INA – Instituto Nacional de Administração, I.P

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