Objetivo geral:
Desenvolver nos profissionais da Administração Pública a competência transversal nuclear de Orientação para o Serviço Público, promovendo a motivação para comportamentos éticos, comprometidos e alinhados com a missão e os valores da Administração Pública, com foco no interesse coletivo.
Objetivos de Aprendizagem:
Identificar os princípios e valores éticos fundamentais da prestação do serviço público e a importância da sua aplicação prática nas tarefas diárias;
Diferenciar os conceitos de interesse público e privado;
Reconhecer o impacto das suas ações e do seu compromisso com o interesse público na confiança e imagem de uma Administração Pública ao serviço do interesse coletivo;
Explicar o papel do cidadão como foco central das políticas públicas;
Identificar exemplos de boas práticas que priorizam o cidadão no serviço público.
Esta é uma Unidade Formativa de Enquadramento da competência que ajuda a perceber o que significa prestar um bom serviço público todos os dias. Com base no desenvolvimento da competência “Orientação para o Serviço Público”, será convidado a refletir sobre os princípios e valores éticos da prestação do serviço público e a responsabilidade que tem nas suas funções.
Ao longo da unidade formativa, será desafiado a explorar os conceitos da competência, a reconhecer como esta se aplica no seu dia a dia e a identificar oportunidades de melhoria na sua prática profissional.
É o primeiro passo para demonstrar que está comprometido e orientado para o serviço público.
Esta é uma Unidade Formativa de Enquadramento de nível 1; por esse facto, é identificada na plataforma como: ReCAP: Orientação Serviço Público, Enquadramento Nível 1
A Unidade Formativa de Enquadramento está estruturada em quatro módulos, organizados de forma sequencial. Assista a vídeos curtos e complete atividades interativas, enquanto pensa sobre o que já faz bem e sobre o que pode melhorar.
No final do curso, é o momento de consolidar as aprendizagens adquiridas e avaliar o seu progresso, preparando-se para aplicar o que aprendeu no seu dia a dia de trabalho. Tudo isto num ambiente digital flexível, que respeita o seu ritmo e promove a autonomia na aprendizagem.
Não são exigidos pré-requisitos de conhecimentos técnicos para frequentar esta Unidade Formativa de Enquadramento.
Destina-se a trabalhadores em funções públicas e é aconselhada a trabalhadores da carreira de Assistente Operacional (grau 1 de complexidade funcional).
Para obter a certificação, o formando deve atingir uma classificação mínima de 50% na avaliação final.
A Orientação para o Serviço Público é uma competência nuclear transversal e define-se como: Atuar de acordo com os valores e princípios éticos, revelando compromisso com a missão do serviço público e contribuindo, pelo seu exemplo e conduta pessoal, para incrementar a confiança e reforçar a imagem de uma Administração Pública (AP) ao serviço do interesse coletivo. Esta competência aplica-se a todos os trabalhadores em funções públicas, independentemente da sua carreira ou função, e assenta em três componentes fundamentais: Ética e valores, Compromisso e Conduta pessoal.