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ReCAP: Orientação Serviço Público, Enquadramento Nível 3

Cód. RECAP_OSP_UFE_NIVEL3
O que é a Orientação para o Serviço Público? Se é Técnico Superior, venha descobrir como pode reforçar a confiança dos cidadãos e a imagem de uma Administração ao serviço do interesse público.
  • Duração: 4 horas
  • Esforço: 4 horas
  • Ritmo: Ao ritmo do estudante
  • Idiomas: Português
imagem de capa do curso
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O que vai aprender

Objetivo geral: 

Desenvolver nos profissionais da Administração Pública a competência transversal nuclear de Orientação para o Serviço Público, promovendo a motivação para comportamentos éticos, comprometidos e alinhados com a missão e os valores da Administração Pública, com foco no interesse coletivo. 

Objetivos de Aprendizagem: 

  • Discutir o papel do cidadão como foco central das políticas públicas;

  • Aplicar princípios éticos e normas no serviço público; 

  • Avaliar políticas e decisões institucionais em função do interesse público; 

  • Fortalecer a confiança e a transparência na Administração Pública.

Descrição

Esta Unidade Formativa de Enquadramento da competência propõe uma análise crítica sobre o impacto da sua atuação na qualidade do serviço público. A partir do desenvolvimento da competência “Orientação para o Serviço Público”, irá refletir sobre os princípios e valores éticos, que sustentam a prestação do serviço público, e sobre a forma como pode contribuir para a legitimidade da Administração Pública. Será desafiado a explorar como esta competência se aplica no seu dia a dia e a identificar oportunidades de melhoria na sua prática profissional.  

É o primeiro passo para demonstrar o seu compromisso com uma atuação consciente, íntegra e orientada para o interesse coletivo.  

Esta é uma Unidade Formativa de Enquadramento de nível 3; por esse facto, é identificada na plataforma como: ReCAP: Orientação Serviço Público, Enquadramento Nível 3

Formato

A Unidade Formativa de Enquadramento está estruturada em quatro módulos, organizados de forma sequencial. Com atividades de autorreflexão, vídeos curtos e exercícios interativos, será desafiado a reforçar o seu alinhamento com os princípios e os padrões éticos exigidos no desempenho de funções públicas.  

No final do curso, poderá consolidar as aprendizagens adquiridas e avaliar o seu progresso. Tudo isto num ambiente digital flexível, que respeita o seu ritmo e promove a autonomia na aprendizagem.

Pré-requisitos

Não são exigidos pré-requisitos de conhecimentos técnicos para frequentar esta Unidade Formativa de Enquadramento.  

Destina-se a trabalhadores em funções públicas e é aconselhada a trabalhadores da carreira de Técnico Superior (grau 3 de complexidade funcional), uma vez que é uma Unidade Formativa de nível 3.

Avaliação e certificação

Para obter a certificação, o formando deve atingir uma classificação mínima de 50% na avaliação final.

Plano de curso

Módulo 1 - Boas-vindas
Descubra o objetivo desta formação, a importância da competência para o seu desempenho e como irá aprender ao longo desta unidade.

Módulo 2 - Compreensão da Competência
Explore os conceitos essenciais da competência e compreenda como esta impacta o seu trabalho e o serviço público.

Módulo 3 - Componentes da Competência
Identifique como esta competência se aplica no seu trabalho, com boas práticas e atitudes que ajudam no dia a dia.

Módulo 4 - Conclusão
Sistematize as aprendizagens adquiridas, avalie o seu progresso e conheça os próximos passos para continuar o seu desenvolvimento profissional.

Este curso faz parte de um programa

ReCAP: Orientação Serviço Público

A Orientação para o Serviço Público é uma competência nuclear transversal e define-se como: Atuar de acordo com os valores e princípios éticos, revelando compromisso com a missão do serviço público e contribuindo, pelo seu exemplo e conduta pessoal, para incrementar a confiança e reforçar a imagem de uma Administração Pública (AP) ao serviço do interesse coletivo. Esta competência aplica-se a todos os trabalhadores em funções públicas, independentemente da sua carreira ou função, e assenta em três componentes fundamentais: Ética e valores, Compromisso e Conduta pessoal.

Organizações

INA – Instituto Nacional de Administração, I.P

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