Objetivo geral:
Desenvolver nos profissionais da Administração Pública a competência transversal nuclear de Orientação para o Serviço Público, promovendo a motivação para comportamentos éticos, comprometidos e alinhados com a missão e os valores da Administração Pública, com foco no interesse coletivo.
Objetivos de Aprendizagem:
Discutir o papel do cidadão como foco central das políticas públicas;
Aplicar princípios éticos e normas no serviço público;
Avaliar políticas e decisões institucionais em função do interesse público;
Fortalecer a confiança e a transparência na Administração Pública.
Esta Unidade Formativa de Enquadramento da competência propõe uma análise crítica sobre o impacto da sua atuação na qualidade do serviço público. A partir do desenvolvimento da competência “Orientação para o Serviço Público”, irá refletir sobre os princípios e valores éticos, que sustentam a prestação do serviço público, e sobre a forma como pode contribuir para a legitimidade da Administração Pública. Será desafiado a explorar como esta competência se aplica no seu dia a dia e a identificar oportunidades de melhoria na sua prática profissional.
É o primeiro passo para demonstrar o seu compromisso com uma atuação consciente, íntegra e orientada para o interesse coletivo.
Esta é uma Unidade Formativa de Enquadramento de nível 3; por esse facto, é identificada na plataforma como: ReCAP: Orientação Serviço Público, Enquadramento Nível 3
A Unidade Formativa de Enquadramento está estruturada em quatro módulos, organizados de forma sequencial. Com atividades de autorreflexão, vídeos curtos e exercícios interativos, será desafiado a reforçar o seu alinhamento com os princípios e os padrões éticos exigidos no desempenho de funções públicas.
No final do curso, poderá consolidar as aprendizagens adquiridas e avaliar o seu progresso. Tudo isto num ambiente digital flexível, que respeita o seu ritmo e promove a autonomia na aprendizagem.
Não são exigidos pré-requisitos de conhecimentos técnicos para frequentar esta Unidade Formativa de Enquadramento.
Destina-se a trabalhadores em funções públicas e é aconselhada a trabalhadores da carreira de Técnico Superior (grau 3 de complexidade funcional), uma vez que é uma Unidade Formativa de nível 3.
Para obter a certificação, o formando deve atingir uma classificação mínima de 50% na avaliação final.
A Orientação para o Serviço Público é uma competência nuclear transversal e define-se como: Atuar de acordo com os valores e princípios éticos, revelando compromisso com a missão do serviço público e contribuindo, pelo seu exemplo e conduta pessoal, para incrementar a confiança e reforçar a imagem de uma Administração Pública (AP) ao serviço do interesse coletivo. Esta competência aplica-se a todos os trabalhadores em funções públicas, independentemente da sua carreira ou função, e assenta em três componentes fundamentais: Ética e valores, Compromisso e Conduta pessoal.