Objetivo geral:
Desenvolver nos profissionais da Administração Pública a competência transversal nuclear de Orientação para o Serviço Público, promovendo a motivação para comportamentos éticos, comprometidos e alinhados com a missão e os valores da Administração Pública, com foco no interesse coletivo.
Objetivos de Aprendizagem:
Identificar os princípios e valores éticos fundamentais da prestação do serviço público e a importância da sua aplicação prática nas tarefas diárias;
Diferenciar os conceitos de interesse público e privado;
Reconhecer o impacto das suas ações e do seu compromisso com o interesse público na confiança e imagem de uma Administração Pública ao serviço do interesse coletivo;
Explicar o papel do cidadão como foco central das políticas públicas;
Identificar exemplos de boas práticas que priorizam o cidadão no serviço público;
Reconhecer a importância de comportamentos que promovem um serviço público de qualidade;
Analisar o impacto das próprias ações no desempenho profissional e na qualidade do serviço prestado.
Este é um curso do Catálogo INA-SIADAP. Verifique se esta competência foi selecionada para ser objeto da sua formação, no período avaliativo e no âmbito do SIADAP 3.
A conclusão deste curso com certificação permite majorar a classificação da competência nos termos do SIADAP 3, se a Orientação para o Serviço Público for selecionada para formação e esta for realizada no respetivo período avaliativo (relativamente aos trabalhadores a quem se aplica a Lei n.º 66-B/2007, de 28 de dezembro, na sua redação atual).
Destina-se a trabalhadores de carreiras de complexidade funcional de grau 1, em que se inclui a carreira geral de Assistente Operacional.
Esta formação está estruturada em seis módulos, organizados de forma sequencial.
Assista a vídeos curtos e complete as atividades, enquanto pensa sobre o que já faz bem e sobre o que pode melhorar. Participe nos três cenários interativos, centrados na experimentação prática dos comportamentos da competência “Orientação para o Serviço Público”.
No final de cada módulo, é o momento de consolidar as aprendizagens adquiridas e avaliar o seu progresso, preparando-se para aplicar o que aprendeu no seu dia a dia de trabalho.
A formação é realizada de forma individual, ao seu ritmo, podendo rever as atividades sempre que entender necessário.
1) Recomenda-se aos/às trabalhadores/as da AP com email institucional que o associem à conta NAU, sendo possível a inscrição independente do email associado.
2) É obrigatório registar o NIF na conta NAU para efetuar a inscrição, manualmente nos detalhes da conta ou associando o Cartão do Cidadão.
3) É obrigatório associar o Cartão do Cidadão à conta NAU para emissão do certificado.
Notas: A associação do Cartão do Cidadão à conta NAU é realizada através da Chave Móvel Digital, cujas instruções são partilhadas no fim do curso.
Destina-se preferencialmente a trabalhadores em funções públicas da carreira de Assistente Operacional (grau 1 de complexidade funcional). Não são exigidos pré-requisitos de conhecimentos técnicos para frequentar este curso.
Para obter a certificação, o formando deve atingir uma classificação mínima de 50% na avaliação global do curso.
A avaliação global do curso é composta por quatro testes finais, apresentados no final dos módulos 2, 3, 4 e 5.
Explore nesta página a oferta do Catálogo INA próprio para o efeito da avaliação de competências, no âmbito do SIADAP 3, conforme previsto no n.º 5 do artigo 48º da Lei SIADAP. Esta formação é gratuita e aberta a todos os trabalhadores, decorre a distância, de forma assíncrona, no horário e datas mais adequadas para cada formando e entidade, devendo ser realizada no período avaliativo em que a formação na competência for selecionada.
A Orientação para o Serviço Público é uma competência nuclear transversal e define-se como: Atuar de acordo com os valores e princípios éticos, revelando compromisso com a missão do serviço público e contribuindo, pelo seu exemplo e conduta pessoal, para incrementar a confiança e reforçar a imagem de uma Administração Pública (AP) ao serviço do interesse coletivo. Esta competência aplica-se a todos os trabalhadores em funções públicas, independentemente da sua carreira ou função, e assenta em três componentes fundamentais: Ética e valores, Compromisso e Conduta pessoal.
Rui Marques
Sofia Pereira
Plano de Recuperação e Resiliência
Investimento TD-C19-i07: Capacitação da AP – formação de trabalhadores e gestão do futuro.