Saltar para o conteúdo
ap.nau.edu.pt
  • Ajuda
  • Cursos
  • ReCAP
  • Programas
  • Você está aqui:
  • Página de Entrada
  • Cursos
  • ReCAP: Orientação para o Serviço Público - Técnico Superior

ReCAP: Orientação para o Serviço Público - Técnico Superior

Cód. RECAP_OSP_TS
CategoriaPreferencial APCategoriaOrientação para o Serviço PúblicoCategoriaTécnico Superior
Curso do Catálogo INA-SIADAP: Destinado a trabalhadores de carreiras de complexidade funcional de grau 3, em que se inclui a carreira geral de Técnico Superior
  • Duração: 7 horas
  • Esforço: 7 horas
  • Ritmo: Ao ritmo do estudante
  • Idiomas: Português
  • 2.823 já inscritos!
imagem de capa do curso
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar por e-mail

O que vai aprender

Objetivo geral: 

Desenvolver nos profissionais da Administração Pública a competência transversal nuclear de Orientação para o Serviço Público, promovendo a motivação para comportamentos éticos, comprometidos e alinhados com a missão e os valores da Administração Pública, com foco no interesse coletivo. 

Objetivos de Aprendizagem: 

  • Discutir o papel do cidadão como foco central das políticas públicas;

  • Aplicar princípios éticos e normas no serviço público; 

  • Avaliar políticas e decisões institucionais em função do interesse público; 

  • Fortalecer a confiança e a transparência na Administração Pública; 

  • Reconhecer a importância de comportamentos que promovem um serviço público de qualidade; 

  • Analisar o impacto das próprias ações no desempenho profissional e na qualidade do serviço prestado.

Descrição

Este é um curso do catálogo INA-SIADAP. Verifique se esta competência foi selecionada para ser objeto da sua formação, no período avaliativo e no âmbito do SIADAP 3. 

A conclusão deste curso com certificação permite majorar a classificação da competência nos termos do SIADAP 3, se a Orientação para o Serviço Público for selecionada para formação e esta for realizada no respetivo período avaliativo (relativamente aos trabalhadores a quem se aplica a Lei n.º 66-B/2007, de 28 de dezembro, na sua redação atual).

Destina-se a trabalhadores de carreiras de complexidade funcional de grau 3, em que se inclui a carreira geral de Técnico Superior.

Formato

Esta formação está estruturada em seis módulos, organizados de forma sequencial.  

Assista a vídeos curtos e complete as atividades, enquanto pensa sobre o que já faz bem e sobre o que pode melhorar. Participe nos três cenários interativos, centrados na experimentação prática dos comportamentos da competência “Orientação para o Serviço Público”.

No final de cada módulo, é o momento de consolidar as aprendizagens adquiridas e avaliar o seu progresso, preparando-se para aplicar o que aprendeu no seu dia a dia de trabalho.

Pré-requisitos

1) Recomenda-se aos/às trabalhadores/as da AP com email institucional que o associem à conta NAU, sendo possível a inscrição independente do email associado.

2) É obrigatório registar o NIF na conta NAU para efetuar a inscrição, manualmente nos detalhes da conta ou associando o Cartão do Cidadão.

3) É obrigatório associar o Cartão do Cidadão à conta NAU para emissão do certificado.

Notas: A associação do Cartão do Cidadão à conta NAU é realizada através da Chave Móvel Digital, cujas instruções são partilhadas no fim do curso.

Destina-se preferencialmente a trabalhadores em funções públicas da carreira de Técnico Superior (grau 3 de complexidade funcional). Não são exigidos pré-requisitos de conhecimentos técnicos para frequentar este curso.

Avaliação e certificação

Para obter a certificação, o formando deve atingir uma classificação mínima de 50% na avaliação global do curso. 

A avaliação global do curso é composta por quatro testes finais, apresentados no final dos módulos 2, 3, 4 e 5.

Plano de curso

Módulo 1 - Boas-vindas
Descubra o objetivo desta certificação, a importância da competência para o seu desempenho e como irá aprender ao longo desta unidade.

Módulo 2 – Enquadramento Orientação para o Serviço Público
Compreenda os conceitos e componentes essenciais da competência e como esta influencia o serviço público.

Módulo 3 – Ética e Valores nível 3
Explore decisões do quotidiano e reflita sobre como prevenir situações que possam ameaçar o cumprimento dos princípios éticos da Administração Pública. 

Módulo 4 – Compromisso nível 4
Explore dilemas e compreenda como reforçar o seu compromisso com o interesse público, atuando com responsabilidade e alinhamento com a missão do serviço público.  

Módulo 5 – Conduta Pessoal nível 3
Explore decisões e reflita sobre como atuar com prontidão pode inspirar confiança e afirmar uma conduta exemplar, sempre ao serviço do interesse público. 

Módulo 6 - Conclusão
Conheça os próximos passos para continuar o seu desenvolvimento profissional.

Este curso faz parte de programas

ReCAP - SIADAP

Explore nesta página a oferta do Catálogo INA próprio para o efeito da avaliação de competências, no âmbito do SIADAP 3, conforme previsto no n.º 5 do artigo 48º da Lei SIADAP. Esta formação é gratuita e aberta a todos os trabalhadores, decorre a distância, de forma assíncrona, no horário e datas mais adequadas para cada formando e entidade, devendo ser realizada no período avaliativo em que a formação na competência for selecionada.

ReCAP: Orientação para o Serviço Público

A Orientação para o Serviço Público é uma competência nuclear transversal e define-se como: Atuar de acordo com os valores e princípios éticos, revelando compromisso com a missão do serviço público e contribuindo, pelo seu exemplo e conduta pessoal, para incrementar a confiança e reforçar a imagem de uma Administração Pública (AP) ao serviço do interesse coletivo. Esta competência aplica-se a todos os trabalhadores em funções públicas, independentemente da sua carreira ou função, e assenta em três componentes fundamentais: Ética e valores, Compromisso e Conduta pessoal.

Organizações

INA – Instituto Nacional de Administração, I.P

Equipa do curso

Rui Marques 

Sofia Pereira 

Conceção e realização multimédia

Curso financiado por

Plano de Recuperação e Resiliência

Investimento TD-C19-i07: Capacitação da AP – formação de trabalhadores e gestão do futuro.

NAU AP
  • Sobre
Legal
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política de Certificação

© 2025 FCT|FCCN. Todos os direitos reservados.

Subscrever lista de email (newsletter)Siga-nos no FacebookSiga-nos no Linkedin